Connectivism: Learning theory of the future or vestige of the past?

Kop, R., & Hill, A. (2008). Connectivism: Learning theory of the future or vestige of the past? … Review of Research in Open and Distance Learning. Retrieved from http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/viewArticle/523

Os autores fazem um balanço do debate sobre o conectivismo proposto inicialmente por Siemens e Downes, particularmente no seu estatuto como teoria da aprendizagem. O novo papel do professor é também abordado neste contexto, sendo que este assume um papel mais secundário devido à centralização do foco da aprendizagem no aprendente, passando o professor a agir como um guia dentro da rede de conhecimento a que este tem acesso. No entanto esse papel pode perder relevância à medida que a rede de conhecimento do aprendente evolui, dado que este passa a ter a capacidade de dirigir a sua própria aprendizagem para além da educação formal e das instituições tradicionais. Parece-me ser uma abordagem válida, e espelha algumas mudanças que estão em quanto ao papel do professor no ensino à distância.

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