O que é um MOOC? Três recursos para compreender o fenómeno.

Decidi escolher três tipos diferentes de recursos porque, à sua maneira, todos eles se me afiguram de grande importância e utilizade para a discussão da questão “O que é um MOOC”.

O primeiro é a entrevista de George Siemens, e serve como uma introdução ao tema, em que este aborda a sua experiência e elabora a partir dela, oferencendo conselhos de grande valia para quem pensa iniciar-se na organização de MOOCs.

O segundo é um caso prático da organização de um MOOC de humanidades, e considero que é tanto mais relevante quanto a importância que se atribua ao estudo de casos práticos. Na minha opinião esse estudo é importante e valioso, pois a análise de casos pode ajudar a ter consciência de alguns desafios que não são previstos ou são menorizados em termos teóricos, ajudando a melhorar a experiência tanto de quem organiza como de quem participa no MOOC.

Por último, e numa abordagem diferente das anteriores, proponho o relatório “Changing Course” de 2012 que, pela sua periodicidade anual, permite analisar numa perspetiva temporal, a evolução da educação à distância (neste caso trata-se do sistema educativo dos EUA), obtendo-se daí um quadro válido para compreender o real impacto não só dos MOOC mas do ensino superior em geral.

 

 

George Siemens’ Interview on OOCs and Open Education

Não poderia deixar de incluir esta entrevista com George Siemens, visto que o académico organizou em conjunto com Stephen Downes o primeiro MOOC, e tem sem dúvida uma palavra autoritária a dizer sobre o assunto. Nesta entrevista Siemens fala sobre a sua experiência, sobre as lições que aprendeu com os MOOCS que organizou ao longo dos últimos anos, e fornece conselhos valiosos para os professores que pretendem iniciar-se na organização deste tipo de atividades. Considero também que é um recurso bastante acessível para o público em geral, porque Siemens utiliza linguagem muito pouco técnica e expressa-se de modo muito claro, pelo que pode facilmente introduzir o tema a pessoas sem formação científica na área da educação.

 

 

How to Create a Humanities MOOC

Este recurso em vídeo oferece-nos o testemunho em primeira pessoa de um caso concreto que, se é certo que não responde à pergunta “O que é um MOOC?” de uma forma direta mas teórica, proporciona um conhecimento mais aprofundado dos desafios que este tipo de evento educacional pode originar na prática.

Considero que se trata de um recurso que, em conjunto com o suporte teórico que é fornecido nos outos dois recursos que escolhi, é de grande valia para a compreensão desta evolução no campo do ensino à distância.

 

Estudo “Changing Course” 2012

http://www.onlinelearningsurvey.com/reports/changingcourse.pdf

Em linha com as minhas duas escolhas anteriores, decidi atribuir a terceira escolha a este relatório anual sobre a educação online nos EUA porque, além de responder no plano teório à questão em análise, fornece uma visão detalhada sobre vários aspectos que a ela estão ligadas na realidade do ensino superior daquele país, ao mesmo tempo que fornece uma perspetiva fiável sobre a evolução temporal do ensino à distância através da comparação dos resultados obtivos com os de anos anteriores. Assim, podemos ter uma ideia mais aproximada sobre o modo como os MOOCs são encarados pelo mundo académico, sobre o nível de aceitação por parte dos corpos docentes, etc.

Na minha opioião, é um excelente recurso para enquadrar os MOOCs numa perspectiva mais alargada do sistema educativo dos EUA, onde o ensino à distância tem tido já desde o início do século XX uma expressão incomparável à da nossa realidade.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s